Hetalia: Axis Powers - LiechtensteinHetalia: Axis Powers - Liechtenstein Geekly Chic: Resenha - Cartas Para Julieta

Resenha - Cartas Para Julieta

 Cartas para Julieta
Autor: Ceil Friedman & Lise Friedman
Editora: Seoman
Ano: 2010 / Páginas: 176
A lenda eterna do casal apaixonado de Shakespeare atrai milhões de visitantes a Verona, na Itália, todos os anos. Mas essa é apenas uma parte da história. Todos os dias, cartas, que costumam ter como endereço simplesmente “Julieta, Verona”, chegam à cidade. Chegam aos montes, em quase todas as línguas possíveis e imagináveis, escritas por românticos que buscam os conselhos de Julieta. E, surpreendentemente, nenhuma fica sem resposta.
Este livro conta a história dessas cartas e dos voluntários que vêm escrevendo respostas para elas durante mais de sete décadas. O livro reconstitui a história por trás da peça de Shakespeare e leva o leitor até os monumentos que alimentaram a lenda de Julieta e seu Romeu. Este livro poético, com uma seleção de cartas sinceras, é perfeito para todas as pessoas que já se apaixonaram uma vez.
Cartas para Julieta não é um livro comum. Apesar do livro ter baseado o filme de mesmo nome, aviso aos mais desavisados que os dois são bem diferentes. Amei o filme, achei a história linda, e confesso também ter adorado o livro.
Neste livro está documentada toda a história de como surgiram as “Secretárias de Julieta”, que recebem milhares de cartas todos os anos de pessoas pedindo ajuda, conselhos, bem como agradecendo pelas respostas recebidas. Por isso não esperem um romance, pois apesar do livro tratar do amor, não se está contando uma história fictícia, mas a história real de uma cidade que se baseou em um romance histórico.
Tudo acontece na cidade de Verona, onde todo o mito foi criado. A cidade respira a obra de Willian Shakespeare. Os visitantes desta cidade podem conhecer a casa onde teria morado Julieta, a casa de Romeu e até mesmo o túmulo de Julieta. O livro conta detalhadamente toda a trajetória que envolve este túmulo, que teria mudado de local algumas vezes. Ao ler o livro senti como se a história de Shakespeare é que tivesse criado a cidade de Verona!
Adorei saber sobre o primeiro “Secretário de Julieta”, que começou a responder as cartas endereçadas a Julieta e fez com que nascesse esta prática fofíssima de se enviarem cartas para Julieta às quais sempre são respondidas!
O livro é lindíssimo e conta com trechos de cartas enviadas a Julieta de várias partes do mundo. É interessante e emociona ter acesso a estes sentimentos tão belos. Como é dito no próprio livro, são recebidas todo o tipo de cartas, dos mais variados assuntos, mas a grande maioria são de pessoas que estão sofrendo por amor. Seja em momentos de paz ou de guerra, o amor ainda é o sentimento mais profundo que cada um carrega dentro de si.
O trabalho das Secretárias de Julieta é para ser aplaudido de pé. Elas traduzem e respondem milhares de cartas todos os anos e mantém vivo o romance mais conhecido da história.
Totalmente indicados para os eternos românticos!

20 comentários:

  1. Oi Giovani eu enviei sim e tenho o comprovante de envio aqui comigo, talvez não deu tempo de chegar, porque moramos longe, talvez foi isso, se quiser me passe seu email e te envio o comprovante para comprovar que eu enviei, abraçoss

    talvez não de tempo de chegar ainda :/

    ResponderExcluir
  2. Acredita que um monte de pessoas já me recomendaram o livro e eu não quis ler? Sério. Acho que ele não me conquistou e é uma pena, porque todo mundo fala muito bem dele.

    Beijos,
    Emily Swan
    livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei louca pra conhecer o livro depois de ler essa sua resenha. Parece ser um livro maravilhoso.
    Parabéns, sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^.^ obrigado fofa e igualmente, muito sucesso para você e o seu blog <3

      Excluir
  4. Fui assistir o filme e desisti logo de cara, mais agora até que deu vontade de ler o livro. Gostei muito da sua resenha!!

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Já assisti ao filme e adorei e pretendo ler o livro porque parece ser realmente muito bom.
    Adorei tua resenha.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também já tinha assistido o Filme, mas eu preferi o livro por quê contém mais de talhes que o filme..

      Excluir
  6. Realmente Julieta tem história pra contar haha
    Boa resenha \o

    abrç'z Parceiro \õ
    tenerdificando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. aaaaaaaaaa vce tem uma tag haha
    http://tenerdificando.blogspot.com.br/2012/12/tag-natal-me-faz-lembrar.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por lembrar do blog :), verdade julieta tem muita história pra contar!

      Excluir
  8. Nossa, eu não sabia que era um livro
    Pensei que era somente um filme
    Mas também não tive oportundiade de assistir
    E vontade é o que não me falta
    Estou seguindo

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia o livro, só assisti ao filme, mas você disse que são diferentes, então posso me aventurar a ler esta história.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde, sou o Gustavo Silveira, dono do leitores compulsivos, e estou passando aqui no seu blog para te desejar um Feliz Ano Novo e prospero 2013
    que em 2013 possamos continuar sendo parceiros, e aproveito a oportunidade para avisar que em 2013 o blog estara sempre disponivel para divulgaçoes, e promoções em conjunto.
    obrigado e abraços

    http://vampleitores.blogspot.com.br/ (Blog Parceiro)

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, Cartas para Julieta é um dos meus filmes preferidos, mas ainda não tive a oportunidade ler o livro que espero ler em breve.
    Seu blog é divino, amei, estou super apaixonada por ele, sempre que tiver um post novo pode me avisar que visitarei com prazer.

    Beijos
    http://prologando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. own muito obrigado, fico feliz em saber que você gostou do blog ;)

      Excluir
  12. Sou definitivamente uma eterna romântica (com muito orgulho!)e amo a história épica de Romeu & Julieta!
    Não sabia que as pessoas enviam cartas para a Julieta e menos ainda que outras pessoas respondiam... fiquei muito impressionada.
    Deixei um selo pra você lá no meu blog, da uma olhada: Absorto em Livros (http://absortoemlivros.blogspot.com.br/).

    ResponderExcluir
  13. Olha eu aqui denovo hasuhaushua'
    Vce ganhou mais um meme, pode comemorar haha
    http://tenerdificando.blogspot.com.br/2013/01/memes-eu-amo-este-blog.html

    Abrç'z \õ

    ResponderExcluir