Dicas para deixar as unhas compridas.
Matéria originalmente posta no ar em Setembro de 2009 – início do Passaneura.
A Carolina – leitora aqui do site – entrou em contato comigo para pedir dicas de como deixar as unhas longas, então resolvi fazer uma postagem sobre isso.
Antes de tudo, gostaria de dizer que são dicas de coisas que faço para deixar minhas unhas longas, não é exatamente uma fórmula, ok?
Minhas unhas são fortes, mas se não tomo o devido cuidado elas também quebram e lascam, então sigo uma rotina de cuidados semanais há uns dois anos e vem dando ótimos resultados. Vou elencar aqui itens que uso e coisas que faço nas minhas unhas.
Alimentação e Estresse:
Há vários fatores que influenciam diretamente na “qualidade” das unhas, como alimentação e estresse. Algumas pessoas podem até pensar que é clichê falar isso, mas não é.
Há pouco tempo, passei por um período de muito estresse e isto refletiu diretamente em minhas unhas, pele e cabelo. Assim como quando estou em um período muito corrido, quando acabo comento muita porcaria.
Portanto, tentem fazer uma boa alimentação e bebam muita água, pois isso faz MUITA diferença.
Hidratar bem as mãos, unhas e cutículas:
Para mim este é o ponto mais importante de todo o processo. Uso dois cremes para mãos e a cera da granado para as unhas e cutículas.
Já repararam que quando mexemos muito com coisas empoeiradas nossas unhas ficam extremamente secas? Então, mesmo sem o pó, a nossa rotinha diária acaba ressecando demais as mãos e unhas, o que acaba resultando em quebra.
Para combater o desgaste por fatores externos, é fundamental o uso de um bom hidratante para as mãos e um especial para unhas e cutículas.
Indico: para as mãos a manteiga emoliente da Granado e para as unhas e cutículas a Cera da mesma marca.
Indico: para as mãos a manteiga emoliente da Granado e para as unhas e cutículas a Cera da mesma marca.
Intervalo entre um esmalte e outro:
É muito importante dar um intervalo entre os esmaltes de uma semana e outra, para a unha “respirar” e poder receber uma boa dose de hidratação.
Normalmente dou um intervalo de mais de 24 horas após a remoção do esmalte, apenas depois disso que passo o esmalte que desejo.
Unhas bem Lixadas:
Mantenha a unha sempre bem lixada, para evitar a cena típica de unha enroscada em roupa ou colcha.
Se a unha está bem lixada ela não irá prender em nada e obviamente não lascará/quebrará tão fácil. O ideal é o uso de lixas com textura fina, ou mesmo a de cristal da Mundial. ( esta lixa eu procuro, mas infelizmente nunca encontro…)
Tente sempre manter uma lixa na bolsa ou próximo do local onde fique mais, para casos de necessidade.
Nunca lixe em cima da unha:
Ok, sei que existem centenas de lixas de polir e nivelar a unha, mas sinceramente? Não gosto.
Faço isso apenas em casos extremos, quando minha unha está com muita estria por conta de um sapato apertado demais, ou coisas assim.
Quando lixamos a parte de cima da unha ela fica fina demais e acaba ficando extremamente frágil e fácil de quebrar, além de lascar a unha com uma facilidade incrível.
Se a sua unha está com estrias, fique sem esmalte por um tempo e tente empurrar com mais cuidado a cutícula, pois isso pode estar ocasionando as estrias.
Para o usual da semana, use a base niveladora da colorama que é composta de esferas de cerâmica. Esta base ajuda a nivelar a unha e a fixar melhor o esmalte.
Base fortalecedora:
Acho fundamental o uso de uma base fortalecedora antes do esmalte – no meu caso antes da base niveladora. Estas bases, quando usadas continuamente, fazem um bom resultado.
Atualmente estou usando a base fortalecedora da colorama, mas a base “casco de cavalo” ou as a base de cravo também dão um bom resultado.
Formato da unha:
Nunca lixo a minha unha arredondada, pois ela quadrada dá uma área maior de estabilidade e dificulta bem mais a quebra. Mas isso é gosto meu mesmo.
Nunca lixo a minha unha arredondada, pois ela quadrada dá uma área maior de estabilidade e dificulta bem mais a quebra. Mas isso é gosto meu mesmo.
Essas são as coisas que faço ou não faço nas minhas unhas. Mesmo que a unha seja frágil, tente usar a base fortalecedora e hidrate bem as unhas, pois com o tempo ela irá ficar mais resistente.
Para quem ainda não viu, fiz um tutorial sobre como fazer as unhas em casa, para ler é só clicar aqui!
Um beijo especial para a Carol e se tiverem qualquer dúvida extra é só deixar um comentário que responderei.
0 comentários:
Postar um comentário