Autor: Ceil Friedman & Lise Friedman
Editora: Seoman
Ano: 2010 / Páginas: 176
A lenda eterna do casal apaixonado de Shakespeare atrai milhões de visitantes a Verona, na Itália, todos os anos. Mas essa é apenas uma parte da história. Todos os dias, cartas, que costumam ter como endereço simplesmente “Julieta, Verona”, chegam à cidade. Chegam aos montes, em quase todas as línguas possíveis e imagináveis, escritas por românticos que buscam os conselhos de Julieta. E, surpreendentemente, nenhuma fica sem resposta.Este livro conta a história dessas cartas e dos voluntários que vêm escrevendo respostas para elas durante mais de sete décadas. O livro reconstitui a história por trás da peça de Shakespeare e leva o leitor até os monumentos que alimentaram a lenda de Julieta e seu Romeu. Este livro poético, com uma seleção de cartas sinceras, é perfeito para todas as pessoas que já se apaixonaram uma vez.
Cartas para Julieta não é um livro comum. Apesar do livro ter baseado o filme de mesmo nome, aviso aos mais desavisados que os dois são bem diferentes. Amei o filme, achei a história linda, e confesso também ter adorado o livro.
Neste livro está documentada toda a história de como surgiram as “Secretárias de Julieta”, que recebem milhares de cartas todos os anos de pessoas pedindo ajuda, conselhos, bem como agradecendo pelas respostas recebidas. Por isso não esperem um romance, pois apesar do livro tratar do amor, não se está contando uma história fictícia, mas a história real de uma cidade que se baseou em um romance histórico.
Tudo acontece na cidade de Verona, onde todo o mito foi criado. A cidade respira a obra de Willian Shakespeare. Os visitantes desta cidade podem conhecer a casa onde teria morado Julieta, a casa de Romeu e até mesmo o túmulo de Julieta. O livro conta detalhadamente toda a trajetória que envolve este túmulo, que teria mudado de local algumas vezes. Ao ler o livro senti como se a história de Shakespeare é que tivesse criado a cidade de Verona!
Adorei saber sobre o primeiro “Secretário de Julieta”, que começou a responder as cartas endereçadas a Julieta e fez com que nascesse esta prática fofíssima de se enviarem cartas para Julieta às quais sempre são respondidas!
O livro é lindíssimo e conta com trechos de cartas enviadas a Julieta de várias partes do mundo. É interessante e emociona ter acesso a estes sentimentos tão belos. Como é dito no próprio livro, são recebidas todo o tipo de cartas, dos mais variados assuntos, mas a grande maioria são de pessoas que estão sofrendo por amor. Seja em momentos de paz ou de guerra, o amor ainda é o sentimento mais profundo que cada um carrega dentro de si.
O trabalho das Secretárias de Julieta é para ser aplaudido de pé. Elas traduzem e respondem milhares de cartas todos os anos e mantém vivo o romance mais conhecido da história.
Totalmente indicados para os eternos românticos!