Hetalia: Axis Powers - LiechtensteinHetalia: Axis Powers - Liechtenstein Geekly Chic: Você sabia?

Você sabia?

Sabe quando você se identifica muito com o personagem de um livro, seja por suas atitudes ou até mesmo por sua personalidade? Estudos apontam que quando isso acontece, você esta propenso a adquirir as características desse tal personagem!
                                     
                                       


A pesquisa é da Universidade Estadual de Ohio, e ela afirma que você pode obter características como emoções, pensamentos e crenças de um personagem, num processo que eles chamam de “tomada de experiência”.
Isso acontece porque ao se identificar com o personagem, você se imaginará no lugar dele durante a leitura e isso pode surtir efeitos na vida real. Ou seja: você vai começar a pensar e agir da mesma forma que o personagem os faria!
O pesquisador responsável acredita que esse efeito apenas exista em obras escritas, pois em um filme somos espectadores e fica difícil nos imaginarmos como o personagem como acontece nos livros.
Esse impacto pode ser duradouro ou não, conforme a intensidade da ligação que você tiver com o personagem. Então não se assuste caso se sinta mais determinado e observador ao ler um livro policial do Harlan Coben ou mais romântico do que o normal ao ler algo do Nicholas Sparks.
O estudo diz que você pode incorporar não apenas as características positivas. Ao se identificar com um serial killer, por exemplo, você pode começar a querer entender e justificar as ações do personagem. Que vamos combinar, se tratando de um serial killer não são nada corretas.

3 comentários:

  1. Nossa, não sabia disso, muito bacana essa reportagem

    ResponderExcluir
  2. Putz, agora tudo faz sentido! huahua
    Quando li Laranja Mecânica pela primeira vez incorporei o nadsat no meu vocabulário, haha. Espero incorporar a coragem de certas mulheres da literatura como incorporei o pessimismo de personagens do Palahniuk.

    Que legal, o primeiro blog literário em que escrevi ali no Blogroll, o All Star e Jeans! haha Obrigada! Agora estou mais no Sobre Café e Livros, passa lá. :)

    Até!
    Sobre Café e Livros

    ResponderExcluir
  3. Que interessante! mas confesso que já desconfiava hehehehe Acho que essa é uma parte do aprendizado da leitura, como quando a gente convive tanto com uma pessoa que pega algumas palavras ou manias dela...

    as1001paginas.blogspot.com

    ResponderExcluir